. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

24 March 2020

. observações sobre o Renascimento

O Renascimento foi um período complexo, marcado por intensas mudanças nas ideias e nas relações sociais e econômicas, que durou mais de dois séculos (do final do século XIII à primeira metade do XVI) e teve como um de seus apogeus algumas das obras de arte mais importantes da história.

Observe com atenção o desenho abaixo, feito em uma página de caderno e conhecido como O homem vitruviano, de autoria de Leonardo da Vinci:

O homem vitruviano (c.1492)
Leonardo da Vinci (1452-1519)
tinta sobre papel, 69 cm × 57 cm, Gallerie dell’Accademia (Venezia)

Perceba as conexões entre o desenho acima e as afirmações do livro O Renascimento (16ª ed. rev. São Paulo: Atual, 1994), em que o historiador Nicolau Sevcenko coloca as bases materiais e ideológicas do Renascimento como sendo
[um] conjunto de circunstâncias [que] instituiu a prática da observação atenta e metódica da natureza, acompanhada pela intervenção do observador por meio de experimentos, configurando uma atitude que seria mais tarde denominada científica. O objetivo era obter o máximo domínio sobre o meio natural, a fim de explorar-lhe os mínimos recursos em proveito dos lucros de mercado. O instrumento-chave para o domínio da natureza e de seus mananciais, através do qual se poderia condensar sua vastidão e variedade numa linguagem abstrata, rigorosa e homogênea, era a matemática. (SEVCENKO, 1994, p. 12)
-

Uma das pinturas mais famosas do mundo:

Mona Lisa (c.1503-1516)
Leonardo da Vinci (1452-1519)
óleo sobre madeira, 76,8 × 53 cm, Musée du Louvre (Paris)

No comentário de Sevcenko sobre as artes plásticas no período do Renascimento:
as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. E, mais do que isso, acabaram espelhando, através de seu intenso desenvolvimento nesse período, os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis. (SEVCENKO, 1994, p. 25)
-

Um vídeo com curiosidades do quadro mais famoso do Louvre. (Em inglês, com legendas também em inglês.)


aqui, uma visita virtual ao quadro.

-

No comments:

creative commons

followers

marcadores