. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

02 June 2010

william lubtchansky (1937-2010)

O retrovisor recupera o tempo de inatividade e, com grande atraso, lembra o falecimento de William Lubtchansky, no último 4 de maio, aos 72 anos.


Ele foi diretor de fotografia em mais de uma centena de filmes, tendo trabalho com Jacques Rivette em 14 ocasiões, com François Truffaut em A mulher do lado, com Claude Lanzmann em Shoah, com Jean-Luc Godard em Numéro deux e Nouvelle vague, com Philippe Garrel em seus dois mais recentes filmes: Amantes constantes e A fronteira da alvorada.

Ele também pode ser visto dando um depoimento sobre L'enfer, o filme inacabado de Henri-Georges Clouzot, no documentário de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, atualmente em cartaz em São Paulo.

Lubtchansky tinha uma sensibilidade fotográfica que fazia de cada uma de suas imagens uma peça escultural, com certo "peso" (como se cada fotograma exigisse ser admirado por mais tempo que o 1/24 de segundo da projeção cinematográfica) e ao mesmo tempo uma promessa de leveza (como se o mundo, sob seu olhar, de um momento para outro se transmutasse em simplicidade e beleza).

A qualidade de imagem do YouTube não faz jus às belíssimas texturas de Lubtchansky. Assim, as sequências abaixo servem apenas para reforçar a necessidade de se rever seus trabalhos. De preferência na tela grande, seu lugar privilegiado.

Amantes constantes, de Philippe Garrel (2005)

Gente da Sicilia, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (1999)

Aqui, texto de Richard Brody (autor de Everything is cinema, recente biografia de Jean-Luc Godard) sobre Lubtchansky.

Aqui, página do Mubi dedicada a Lubtchansky.

-

No comments:

creative commons

followers

marcadores