. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

20 September 2009

brillante mendoza

O festival Indie 2009 exibe, de 17 a 24 de setembro, no Cinesesc, três retrospectivas: do filipino Brillante Mendoza, da japoesa Naomi Kawase e do francês Philippe Grandrieux.

A sessão de abertura teve Kinatay (2009), de Mendoza, melhor direção no último festival de Cannes. O prêmio foi o coroamento de uma carreira meteórica, com oito longas em cinco anos.


Kinatay está estruturado em dois "movimentos": o primeiro, de aproximadamente 20 ou 30 minutos, mostra o dia do casamento de dois jovens. As imagens se concentram no cotidiano da periferia de Manila: o trânsito, o comércio popular, as casas de tijolo aparente, as vielas e ruas apinhadas. Os eventos e os personagens são construidos de maneira lenta e delicada.

O segundo "movimento", que toma praticamente todo o resto do filme, é oposto ao primeiro: noturno e muito escuro, mostra o acerto de contas da máfia com uma prostituta. Ligando os dois movimentos, está Peping, o jovem noivo da primeira parte, que, meio de gaiato, participa da operação mafiosa.

O interesse do começo do filme está nas feições mestiças dos habitantes de Manila, entre orientais e indígenas; na língua que muitas vezes lembra a colonização espanhola, na descoberta do entorno dos personagens e das relações entre eles, sempre pautadas pela ideia do dinheiro e da ascensão social. É um retrato de uma metrópole tomada por periferias pobres, que muito lembra a América Latina.

Depois, o interesse de Mendoza é "não mostrar": nas cenas noturnas, o uso de pouca luz e a câmera na mão não deixam ver o rosto dos atores. Temos apenas vultos e uma música constante, tentando criar um clima de tensão.

As oposições são tão radicais que soam um pouco maniqueístas: dia e noite, bem e mal, família e máfia. Mas essas contradições estavam presentes, de maneira mais delicada, na primeira parte do filme. A busca pelo "choque" parece prejudicar Kinatay, desprovendo-o do interesse de seus primeiros 20 ou 30 minutos.

Sobre cinema filipino, uma boa dica é o blog de Noel Vera, Critic after dark.

-

No comments:

creative commons

followers

marcadores