. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

20 September 2009

amantes

Em uma cena de Amantes, a câmera de James Gray mostra Nova York ao nível do chão: ruas, a fachada do Radio City Music Hall, pessoas nas calçadas. Muito diferente do clichê da cidade, que costuma ser vista do alto.

Durante todo o filme, permanece essa sensação de se estar "à mesma altura dos personagens".


Leonard vive com os pais judeus. Praticamente ao mesmo tempo, conhece duas mulheres. Elas são complementares: uma representa a segurança; a outra, a aventura. Leonard passa a se equilibrar entre esses dois desejos.

Raras vezes o cinema contemporâneo deixou ver de forma tão complexa os sentimentos e contradições masculinos. Joaquin Phoenix está magistral no retrato do homem frágil (ou nem tanto) que busca tomar as rédeas de seu destino. Às vezes, a complexidade de sua expressão lembra James Dean, mas um James Dean cotidiano, sem glamour.

Ao final de Amantes, o destino parece maior e mais surpreendente do que podemos supor. Quando tudo parece perdido, eis que Leonard compreende de outra maneira o que se passou com ele. Tudo de maneira muito elegante, sem exageros.

Amantes trata de descobertas e aprendizados, mas nada é imposto de maneira superior ou professoral: estamos à mesma altura dos personagens.

Repito aqui as palavras de Inácio Araujo em seu blog: um filme belíssimo.

Aqui, o texto de Cléber Eduardo, na Cinética.

Aqui, o site oficial.

-

1 comment:

Luciana Lindemann said...

Vou tentar ver assim que puder! Bjs Lu

creative commons

followers

marcadores