. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

31 August 2009

house (2004-2012)

Gregory House é o Sherlock Holmes da medicina. Nenhuma novidade nisso.

Nenhuma novidade também notar o charme e a verve que Hugh Laurie emprestou ao personagem.

 

Uma das séries mais interessantes da televisão (seja pelo carisma de Laurie, seja pela ironia de suas falas), House atualiza alguns velhos clichês das histórias de detetive: o primado da razão e da lógica; a deficiência física como marca da mente aguçada etc. A novidade é o cenário: um hospital.

Em House, a fé na medicina é absoluta. (A palavra "fé" não aparece aqui por acaso.) O problema do médico é descobrir o diagnóstico correto. Uma vez conhecida a doença, alguns medicamentos, engolidos de tantas em tantas horas, bastam para a cura.

A saúde se transforma em um jogo de detetive a partir dos sintomas (a chamada "semiótica médica"). Não existe relação humana entre médico e paciente, mas por que seria diferente? Tudo que se deseja é uma prescrição, um receituário.

Deixando de lado os interesses da indústria farmacêutica, basta lembrar o sucesso que o seriado tem nos EUA, país em que as drugstores são praticamente uma mania.

Aqui, uma lista dos episódios de House, além de imagens etc.

-

1 comment:

Francine Segawa said...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O House no seu blog!!!!!Sinto-se lisonjeada! Coisa esquisita. Quico na frente do computador ( uma sensação parecida com vergonha alheia...mas é exaltação alheia).Bati os olhos na palavra House e nesses olhos azuis de Hugh Laurie, lembrei do meu sofá, da minha paixão infinita por esse série, das vezes em que a declarei a você e você me falou justamente dessa crença absoluta na ciência médica. Obrigada Fafá! Vou dormir melhor hoje.

creative commons

followers

marcadores