. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

01 February 2011

ousmane sembène (1923-2007)

Em 30 de janeiro de 2011, o coletivo Cinefusão exibiu Moolaadé, último filme do diretor senegalês Ousmane Sembène, conhecido como o "pai do cinema africano".

Ousmane Sembène

Aproveitando o impacto do filme, reunimos uma série de materiais de referência sobre Sembène.

Uma extensa bibliografia sobre o diretor e sobre cinema africano está disponível no site do British Film Institute (em pdf):
Livros
  • No Brasil, dentro da coleção "Autores africanos", da editora Ática, foi lançado A ordem de pagamento & Branca gênese (1984), tradução de Jayme Villa-Lobos para dois títulos de Sembène: Le mandat, e Vehi-ciosane ou Blanche Genèse.
  • Em outros idiomas, existem alguns títulos de interesse:
  • Há um volume dedicado ao diretor na "Conversations with filmmakers series", coleção da Mississippi University Press que reúne entrevistas com grandes cineastas: Ousmane Sembène: interviews. A introdução do livro, de autoria dos editores Annett Busch e Max Annas, pode ser lida aqui (em inglês). Vários trechos do livro podem ser visualizados no Google books:







    Capítulos de livros
    • Na edição 304 da Cahiers du cinéma (outubro de 1979, p. 53), o crítico Serge Daney publicou uma crítica sobre Ceddo (1977). O texto foi republicado em A rampa (Cosac Naify, 2007), com visualização disponível no Google books. Uma versão em inglês pode ser encontrada aqui.


    Artigos em periódicos
    Artigos online
    Obituários
    Entrevistas
    • Uma das últimas entrevistas de Sembène, realizada menos de um ano antes de sua morte, pode ser lida no CinéAfrique.org (em francês).
    • Uma entrevista em áudio com Sembène, realizada em outubro de 2004 no programa de Leonard Lopate, e originalmente publicada aqui, pode ser ouvida abaixo:


    -

    2 comments:

    Danilo J. Santos said...

    Parabéns pelo trampo Fábio! Militante dedicado você, rs.

    Abs, valeu a presença no cineclube e contribuição.

    Camila Coimbra said...

    Querido.

    deletei meu facebook. Mas te sigo por aqui, queria deixar endereço de e-mail, caso seja necessário,

    camilagc84@gmail.com

    beijo grande,
    nos vemos na AIC

    Camila Coimbra

    (desculpe postar algo nada a ver com sua publicação)

    creative commons

    followers

    marcadores